A Jornada

Resultado de imagem para caminhos"Porque a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando, brilhando até ser dia perfeito".
A garantia de perfeição não está na nossa caminhada, mas ao fim dela. 
Entendo o conceito de perfeição como harmonia, união, conclusão de todos os esforços empreendidos, plenitude. Como gestaltista, perfeição para mim é fechamento, é a boa forma alcançada. 
A Bíblia nos diz que o caminho do justo é iluminado e brilha, como a luz da aurora. Por quê? Porque os passos do justo e sua trajetória é de retidão, de lisura, de clareza, e de verdade. Aurora é o "amanhecer". É um termo oriundo do Latim. Aurora é uma claridade visível no céu antes do nascer do sol e que indica o começo do dia. Então, como a "luz da aurora", é o dia amanhecendo, clareando, uma nova chance de recomeçarmos. O dia perfeito, é o dia que chegou, é o dia "nascido". Agora, o texto nos diz que a luz da aurora vai "brilhando, brilhando", e isso me remete ao nascimento de Jesus, à estrela que guiou os reis magos até o Rei dos judeus, Jesus: "depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e imenso júbilo"(MT 2.9-10). Aquela estrela brilhava para apontar o Salvador e os guiar em segurança até Ele. Os reis magos tiveram sua vereda iluminada até chegarem ao dia perfeito, " o menino", a esperança de um Redentor para Israel. Esperança essa que também nos alcançou, glória a Deus! Acho que até hoje é assim, a luz no nosso caminho é só para nos levar a salvação, à nossa plenitude como pessoas, e esta só está em Jesus, no Filho de Deus. Entretanto, precisamos percebê-la no caminho. Aonde ela está? De onde ela vem? Para onde está me guiando? Que sinais percebo ao meu redor?
O dia perfeito só é vivido ao final de tudo, quando encerramos etapas, fechamos ciclos, e abrimos outros.
Como cristã para mim a perfeição é  Cristo, é nele que tudo converge, e convergirá e se tornará harmonioso, conclusivo. Ele é o Ômega, é o fim do caminho, é "o prêmio da soberana vocação de Deus , em Cristo Jesus". 
Então, a nossa vereda como filhos de Deus é progressivamente iluminada, passo a passo, dia a dia, até se tornar dia perfeito, ganhar forma e sentido. Se continuarmos na caminhada é certo que viveremos o dia perfeito, pode demorar, mas ele chega. Uma pintura só ganha forma ao ser concluída, é na sua conclusão que se torna perfeita, acabada e compreendida. O dia perfeito só será vivido quando todas as fases e turnos forem vivenciados plenamente, só então, ele chegará, nascerá. Graças a Deus  não existe noite interminável, ela sempre termina e dá lugar ao dia. 
Como você está vivendo agora a sua noite? O que você está construindo agora para viver o dia perfeito? Olhe para o céu, sempre haverá uma estrela apontado a esperança de um novo dia.
O nosso caminho brilha a cada passo e em cada passo um novo se descortina, se apresenta. É nesse andar que nos chega nova revelação e entendimento. A medida que crescemos, que andamos e continuamos, experimentamos um novo nível de entendimento, de iluminação. 
Acredito que para cada etapa da jornada, uma luz se acende para enxergarmos onde estamos, e do que precisamos para vivermos o agora.
O dia perfeito é conquistado, e escolhido quando decidimos entrar nEle. É um caminho estreito, difícil, mas só Ele nos leva a "luz da aurora".
"Jesus é o caminho, a verdade e a vida". Não somos nós que brilhamos, mas o caminho, a vereda é que reluz, que resplandece e sem dúvida sua luz nos afeta, nos toca, nos ilumina também. O brilho da vereda nos aponta para o amanhecer de um novo dia.
Se sua vereda não está brilhando é porque algo está bloqueado, parado, estagnado. Sem luz no caminho como chegar ao destino? Busque aquele que pode iluminar sua jornada e torná-la muito mais interessante, Jesus.
E a jornada com Jesus é brilhante, viva, interessante. Aprecie a jornada, curta as pessoas no caminho, o vento, o sol, a chuva, o som dos pássaros, o inesperado o abrigo, a provisão, os desafios, os aprendizados, as quedas, os sabores, os aromas, os fracassos, as conquistas, as descobertas, os processos, o clima, as mudanças, os acertos.
Viva cada momento dela inteiro, presente, autêntico, e determinado até o fim. 
Meu amado (a), se você não consegue desfrutar da jornada, também não conseguirá desfrutar a chegada do dia perfeito. Aprenda a desfrutar agora!

No amor de Cristo, Ara Brandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUERO SER CRIANÇA!

PATERNIDADE

Sala da Alma